Construindo ChatBots

A Criatividade não tem Limites: Maximize a Eficiência com Chatbots na SprintHub. Encerre a espera de seus clientes e impulsione as conversões de sua empresa!

Para criar seu ChatBot siga o passo a passo abaixo:

Antes de criar seu chatbot, confira neste artigo os tamanhos de arquivos permitidos para envio em cada plataforma:

Clique em Converter > Chat Bots;

Em seguida clique em 'Novo';

Configure o seu ChatBot;

  • Nome: Escolha um nome para identificar o Chat Bot.

  • Descrição: Insira uma descrição para contextualizar o Chat Bot.

  • Publicado: Para ATIVAR o Chat Bot, clique em "SIM". Para DESATIVÁ-LO, selecione "NÃO".

  • Permitir que leads conversem com o bot múltiplas vezes: Ao ATIVAR esta opção, o Chat Bot ficará disponível mesmo para leads que já interagiram com ele anteriormente.

  • Permitir que o bot seja ativado manualmente: Ao ATIVAR esta opção, o Chat Bot poderá ser iniciado manualmente durante uma conversa com o cliente.

Defina o Gatilho:

É crucial lembrar que, se deseja testar o seu ChatBot com o gatilho 'Quando o lead iniciar uma conversa', a conversa de teste não pode estar em andamento. Ou seja, você precisa Resolver o atendimento para que o ChatBot funcione corretamente.

Temos três opções de gatilhos:

  1. Quando o Lead inicia uma conversa: O ChatBot é ativado sempre que o lead envia uma mensagem.

  2. Quando uma conversa é encerrada: O ChatBot é acionado automaticamente quando a conversa com o lead chega ao fim.

  3. Quando os dados do lead são atualizados: O ChatBot é ativado em resposta a atualizações nos dados do lead.

Defina o Canal;

Você pode configurar este gatilho para ser acionado apenas em conversas iniciadas por um canal ou conta específica, se desejar.

Também é possível definir condições específicas para que o gatilho seja ativado somente quando a mensagem inicial do lead atender a essas condições;

Defina o horário;

Defina os dias e horários em que este gatilho estará ativo durante a semana. Se ele for acionado fora desses horários, o ChatBot não iniciará uma conversa.

Insira um Título e uma Descrição, para que você o identifique mais facilmente;

Se preferir, insira um Filtro;

Personalize os filtros adicionais do lead. O ChatBot só interagirá com o lead se uma conversa for iniciada e se todas as condições abaixo forem atendidas.

Vamos começar a criar o nosso Chat Bot. Neste exemplo, construiremos um Chat Bot que direciona os clientes para departamentos específicos da empresa.

Primeiro, vamos analisar os três botões essenciais:

  1. Observador: Este botão permite criar uma automação que monitorará todo o Chat Bot. Quando ativado, ele ignora todo o fluxo atual e executa somente essa ação. Por exemplo, se um cliente digitar "9" para falar com um atendente e não quiser responder a mais nenhuma pergunta, o OBSERVADOR direcionará esse atendimento diretamente para o departamento configurado.

  2. Função: Use este recurso para agrupar vários blocos em uma única função e, em seguida, aplique essa função em diversos pontos do seu fluxo principal, utilizando o bloco "Pular para ação".

  3. Lixeira: Este botão permite excluir a caixa selecionada do Chat Bot, simplificando a edição e organização do seu fluxo.

Clique na bolinha laranja para Iniciar a criação do seu ChatBot;

Teremos duas opções para iniciar o chatbot:

  1. Ação: Esta é uma operação executada pelo sistema, como o envio de uma pergunta ao lead ou a mudança de um segmento, entre outras possibilidades.

  2. Condição: Com uma condição, é possível realizar ações distintas com base em informações do chat. Por exemplo, é possível filtrar se já existe ou não um atendimento em curso para aquele cliente, adaptando a interação de acordo com essa informação.

No nosso exemplo, escolhemos "Ação", que consiste em enviar uma mensagem de boas-vindas ao cliente;

Inserimos a mensagem e pronto, temos o nosso primeiro bloco de automação, SIMPLES não é mesmo?

Para salvar as configurações e retornar à página inicial do chatbot, clique em 'Fechar'.

Teste o funcionamento enviando uma mensagem no simulador;

Agora vamos dar continuidade, clicando novamente em ação, agora selecionando a opção 'Enviar uma pergunta', vamos perguntar o nome do seu cliente e também vamos salvar esta informação direto ao campo NOME no cadastro do Lead:

Neste bloco, introduzimos alguns novos campos:

  • Tempo de espera: Se o lead responder à pergunta dentro do prazo estabelecido (por exemplo, 10 minutos), as ações do caminho positivo serão acionadas. Caso contrário, as ações do caminho negativo serão executadas.

  • Tipo de resposta esperada: Oferecemos duas opções: número ou texto, dependendo do tipo de resposta que você espera do lead.

  • Validar resposta do lead: Nesse caso, se o lead responder com um número, o sistema enviará a mensagem "Não entendi, por favor, responda novamente" para solicitar uma resposta válida.

  • Salvar resposta em um campo do lead: Se o lead responder à pergunta, o valor será armazenado no campo selecionado. Se o lead ainda não estiver registrado no sistema, um novo registro será criado.

  • Pular pergunta se já existir: Se essa opção estiver ativada e o lead já tiver informações no campo selecionado, a pergunta não será enviada novamente.

Agora, no próximo bloco, vamos perguntar ao cliente com qual departamento ele deseja falar. Para isso, precisamos criar algumas "variáveis". Selecione novamente a opção "Enviar uma pergunta".

Observe que é possível editar o nome do bloco, o que pode facilitar a organização, uma vez que teremos vários blocos agora. Insira o texto que orientará o lead a escolher o departamento, atribuindo um número a cada opção disponível:

Para criar a variável, digite Departamentos e depois clique em Create “Departamentos”

Após a criação da variável clique na saída Positivo:

Agora selecione a opção “Condição”:

Na janela seguinte selecione Valor da variável;

Selecione a variável criada “Departamentos”:

Clique em nova condição:

Agora, é hora de configurar todas as variáveis. No entanto, antes disso, precisamos definir o que acontecerá quando o cliente inserir números que não estejam nas opções predefinidas. Para lidar com isso, usaremos a ação "Pular Ação". Ao executar essa ação, sempre que a resposta predefinida ocorrer, o Chatbot retornará e repetirá a pergunta.

Nesta situação, estamos instruindo o ChatBot da seguinte forma: se o número digitado for menor ou igual a 0 ou maior ou igual a 4, ele deve repetir a pergunta que está no bloco "departamentos". Definimos que ele fará isso por até 5 vezes.

Agora vamos criar as variáveis que fará o ChatBot direcionar o atendimento para os departamentos específicos. Crie uma variável Igual à 1:

Em seguida coloque uma “ação” de transferir atendimento:

No bloco seguinte selecione o departamento correspondente ao número 1:

Faça o mesmo procedimento para os outros departamentos. Com todas as variáveis criadas nosso Chat Bot estará praticamente pronto;

Insira uma nova “ação” para enviar uma mensagem de agradecimento e nosso Chat Bot estará completo.

Clique em Fechar:

Faça uma nova simulação para ver se está tudo correto:

Depois clique em Salvar e Fechar:

Last updated