E-mail Marketing - Analisando dados

É importante analisar os dados do email marketing para avaliar o desempenho das campanhas, entender o engajamento dos destinatários e identificar áreas de melhoria.

Para analisar os dados do seu e-mail marketing acompanhe o passo a passo abaixo:

Abra seu e-mail marketing, clicando no menu geral, Relacionar e em seguida Emails.

Ao abrir sua aba de E-mails, voce verá dados importantes, como Nome do e-mail, categoria, e-mails enviados e abertos, além da data de criação e o status.

Passe o mouse sobre o ícone de olho 👁️ para visualizar o conteúdo do e-mail criado.

Para visualizar os dados do e-mail, clique no nome do e-mail desejado;

Observe as informações;

  • Atividade recente: Atividades recentes no e-mail, por exemplo, quem criou ou se o e-mail foi editado e por quem foi editado.

  • Enviar teste: Clique no botão para enviar testes do e-mail antes de enviar para o destinatário final.

  • Estatísticas: Na fila: Mensagens que estão na fila para serem enviadas. Enviados: Mensagens que foram enviadas. Aberturas únicas: Total de E-mails que foram abertos pela primeira vez. Aberturas totais: Total de E-mails que foram abertos, incluindo aberturas repetidas. Cliques: Quantidade total de cliques realizados em links nos E-mails enviados. Desinscrições: Quantidade total de desinscrições realizadas através dos E-mails enviados. Falhas: E-mails que falharam no momento do envio. Bounces: E-mails que foram enviados, mas que não puderam ser recebidos pelo destinatário. Reclamações: E-mails que foram reportados pelo destinatário, como por exemplo spam, malware e etc.

Por fim, logo abaixo das estatísticas voce poderá ver os leads que tiveram alguma interação com o E-mail;

Filtrando Leads por Estatísticas

As estatísticas de envio permitem acompanhar o desempenho das campanhas de email, analisando a interação dos leads com as mensagens enviadas. Abaixo estão as definições de cada categoria:

  • Enviados: Leads em que o e-mail foi enviado com sucesso.

  • Falhas: Leads onde o envio do e-mail falhou.

  • Aberturas: Leads que abriram o e-mail pelo menos uma vez.

  • Cliques: Leads que clicaram em um ou mais links contidos no e-mail.

  • Bounces: Leads que falharam em receber o e-mail.

  • Hard Bounces: Leads que falharam em receber o e-mail de forma definitiva, geralmente devido a endereços de e-mail inválidos ou inexistentes.

  • Soft Bounces: Leads que falharam em receber o e-mail de forma temporária, podendo ser devido a caixa de entrada cheia ou problemas temporários no servidor de destino.

  • Reclamações: Leads que reportaram o e-mail como spam.

  • Desinscrições: Leads que optaram por não receber mais emails.


NÃO ENTRAR EM CONTATO POR E-MAIL

Quando são identificados casos de Hard Bounce, reclamações ou solicitações de descadastramento após o envio do E-mail Marketing, o próprio sistema marca o lead para que não receba mais futuras comunicações.


CONCLUSÃO:

Enviar e-mails pela SprintHub oferece uma série de benefícios que potencializam a comunicação e a gestão de leads. A plataforma proporciona uma forma prática e eficiente de criar, personalizar e enviar e-mails em massa, com recursos de segmentação avançada e monitoramento em tempo real. Além disso, a possibilidade de filtrar leads por diferentes tipos de estatísticas permite uma abordagem mais assertiva, garantindo maior taxa de conversão e engajamento. Com essas ferramentas, é possível otimizar campanhas, melhorar a experiência do cliente e impulsionar os resultados do negócio de maneira estratégica.

Atualizado

Isto foi útil?