Seletores Automáticos
Como detectar automaticamente atendimentos, tarefas e oportunidades usando os Seletores Automáticos.
O que são?
Seletores Automáticos são identificadores que permitem ao fluxo reconhecer entidades vinculadas ao contato, como Tarefas, Oportunidades e Atendimentos.
Quando você ativa um desses seletores dentro de um Fluxo de Automação, passam a ficar utilizáveis gatilhos, condições e ações específicas para aquela categoria. Normalmente, o fluxo opera apenas no nível do contato, mas isso muda quando um seletor é habilitado.
Por exemplo, ao ativar o Seletor Automático de Atendimentos e escolher a opção “utilizar o atendimento mais recente do contato”, você está definindo exatamente qual atendimento o fluxo deve considerar. É importante para evitar ambiguidades em situações em que o mesmo contato possui mais de um atendimento simultâneo, como dois atendimentos em contas de WhatsApp diferentes.
A partir daí, ações como “Transferir o atendimento” passam a funcionar dentro do fluxo. Isso permite distribuir automaticamente o atendimento para usuários do SAC 360º ou até alterar sua etapa através do Fluxo de Automação.


Exemplo prático: Verificando Oportunidades Antigas
Um fluxo de automação pode ser disparado a partir de qualquer ponto da SprintHub, como ações de formulário, ações extras via Webhook ou automações internas do CRM.
No exemplo abaixo, o fluxo faz uma sequência de verificações usando a condição “Tempo de vida da oportunidade” para o funil de Pedidos para identificar clientes que fizeram seu último pedido há mais de três meses. Se essa condição for atendida, o sistema envia automaticamente uma mensagem com um cupom de desconto exclusivo para clientes recorrentes e, logo depois, cria uma nova oportunidade no funil de Remarketing.
Ele é acionado através de um Webhook, verificando no instante em que um novo pedido é criado em uma plataforma externa e iniciando a automação a partir desse evento.


Atualizado
Isto foi útil?